Mobilização de atores locais na promoção da paz: o caso do Instituto Favela da Paz em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.15561

Palavras-chave:

Violência, conflito social, estudos urbanos, criminalidade, São Paulo, Favela da Paz

Resumo

A presente pesquisa visa contribuir com os debates que incluem as manifestações da violência social armada e o papel de atores não convencionais, como a agência local (bottom-up), nas suas práticas cotidianas de resiliência e transmutação do conflito. Como alternativa à agenda verticalizada de promoção da paz, examina-se o caso do Instituto Favela da Paz, projeto idealizado e coordenado por moradores locais e que visa instituir, em múltiplas frentes de ação, uma comunidade sustentável e orientada por uma cultura de paz no bairro Jardim Ângela-SP, considerado pela ONU na década de 1990 como um dos bairros mais perigosos do mundo. Partimos da premissa de que os debates que refletem a violência para além dos contornos imediatos do Estado ainda são limitados nas literaturas convencionais de paz e, no entanto, merecem maiores atenções. A partir das pesquisas realizadas triangulando dados oficiais, entrevistas e literatura especializada, observou-se que as práticas do Instituto Favela da Paz convergem intuitivamente com a abordagem de formação da paz (Peace Formation) de Oliver P. Richmond, ao emancipar atores locais, conectados em redes transversais e transnacionais, na promoção da paz em seus próprios termos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
583
PDF 279
HTML 69
XML 18
EPUB 72

Biografia do Autor

Brenda Passos, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Atualmente é Pesquisadora Associada ao Grupo de Estudos em Paz, Ética e Relações Internacionais (GEPERI) na mesma instituição.

Marcos Alan Ferreira, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

é Professor Associado em Relações Internacionais e Estudos para Paz na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Coordenador do Grupo de Estudos em Paz, Ética e Relações Internacionais (GEPERI) na mesma instituição. Professor Visitante no mestrado em Desenvolvimento Social na Universidad Núr, Bolivia.

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Passos, B., & Ferreira, M. A. . (2023). Mobilização de atores locais na promoção da paz: o caso do Instituto Favela da Paz em São Paulo. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 4(8), 33–53. https://doi.org/10.5377/rlpc.v4i8.15561

Edição

Seção

Artículos de investigación