Violência Espacial: Relações entre Arquitetura e Violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21290

Palavras-chave:

Violência, arquitetura, cidade, poder, controle, marginalização urbana

Resumo

Abordar o fenômeno da violência a partir de uma perspectiva arquitetônica envolve passar de uma noção abstrata para um campo disciplinar concreto, e esta é a primeira dificuldade. Dentro de quais marcos conceituais essa relação deve ser enquadrada? A violência é inerente à natureza da arquitetura ou vem de fora? A arquitetura está em conluio com a violência ou funciona como seu instrumento? Este artigo visa desenvolver um arcabouço teórico apropriado para abordar o estudo da violência em relação ao ambiente construído, entendido como arquitetura e cidade. Com base em uma revisão abrangente do estado da arte e tendo definido os marcos conceituais necessários, o artigo identifica três possíveis abordagens para o problema em questão: da violência espacial externa, da violência espacial interna e da convergência de ambos os tipos de violência. Cada uma dessas abordagens analíticas foi adequadamente desenvolvida e exemplificada com o objetivo de construir um quadro de referência aplicável a um caso específico. Para tanto, foi selecionado o bairro Brisas del Campestre, no município de León, Guanajuato. A análise deste artigo, longe de ser o objetivo deste, permitiu-nos verificar a adequação teórica deste construto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
6
pdf (Español (España)) 0
ePub (Español (España)) 0
XML (Español (España)) 0
HTML (Español (España)) 0

Biografia do Autor

Marina Inés de la Torre, Universidad de Guanajuato, México

Doctora en Arquitectura por la Universidad de Guanajuato, adscripta al Departamento de Arquitectura de la División de Arquitectura y Diseño. Profesora de Tiempo Completo del Departamento de Arquitectura, de la División de Arquitectura, Arte y Diseño, de la Universidad de Guanajuato. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores: Nivel II. Responsable del Cuerpo Académico: UGTO-CA-146-Dinámicas Territoriales. Línea de investigación: violencia, sociedad y territorio. Profesora invitada en universidades argentinas y mexicanas. Acredita un total de 91 publicaciones, entre libros, capítulos de libros y artículos en revistas especializadas. Ha participado en congresos y seminarios nacionales e internacionales. 

David Navarrete Escobedo, Universidad de Guanajuato, México

Doctor en Urbanismo por el Instituto de Urbanismo de París, Francia. Maestro en Urbanismo por el mismo Instituto. Arquitecto por el Instituto Tecnológico de Querétaro. Actualmente es Profesor-Investigador del Departamento de Arquitectura de la Universidad de Guanajuato. Profesor Invitado en la Universidad Sapienza de Roma, 2024-2025. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores Nivel II y Reconocimiento al Perfil Deseable del PROMEP. Ha colaborado en proyectos urbanos en ciudades del estado de Guanajuato y de la región parisina.

Publicado

2026-01-31

Como Citar

de la Torre, M. I., & Navarrete Escobedo, D. (2026). Violência Espacial: Relações entre Arquitetura e Violência. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 7(13), 123–147. https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21290