Construindo a paz por meio da arte: grupo de teatro político Interna-Só-Na-Mente
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21080Palavras-chave:
Construção da Paz, Teatro do Oprimido, Violência Estrutural, Violência Simbólica, Grupo de Teatro Político Interna-só-na-mente, arteResumo
O trabalho objetiva entender a importância da arte para a construção da paz positiva na promoção da transformação das condições estruturais que perpetuam as formas de violência culturalmente manifestas na sociedade. Para elucidar e instrumentalizar os pressupostos teóricos, analisaremos as contribuições do projeto de extensão da UFPB, o Grupo de Teatro Político Interna-Só-Na-Mente. Assim, a condução do estudo será em duas etapas: primeiro, faremos uma revisão teórica da literatura para entender as formas de violência, a construção da paz e o papel que a arte exerce nesse processo. Para isso, partiremos da literatura base de estudos de paz, em especial, de Galtung (1985; 1996) e Lederach (2007). No segundo momento, apresentaremos como estudo de caso o trabalho do Interna-Só-Na-Mente, grupo que se propõe a discutir questões políticas e sociais polêmicas por meio da arte, tendo por inspiração o Teatro do Oprimido de Augusto Boal (2005). Demonstramos como o grupo se constitui em metodologia ativa de ensino da prática educacional assim como agente de impacto reflexivo na comunidade acadêmica e externa abordando questões políticas e sociais para estimular debates e transformar a sociedade.
Downloads
36
ePub 0
XML 2
HTML 1
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.