Construindo a paz por meio da arte: grupo de teatro político Interna-Só-Na-Mente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21080

Palavras-chave:

Construção da Paz, Teatro do Oprimido, Violência Estrutural, Violência Simbólica, Grupo de Teatro Político Interna-só-na-mente, arte

Resumo

O trabalho objetiva entender a importância da arte para a construção da paz positiva na promoção da transformação das condições estruturais que perpetuam as formas de violência culturalmente manifestas na sociedade. Para elucidar e instrumentalizar os pressupostos teóricos, analisaremos as contribuições do projeto de extensão da UFPB, o Grupo de Teatro Político Interna-Só-Na-Mente. Assim, a condução do estudo será em duas etapas: primeiro, faremos uma revisão teórica da literatura para entender as formas de violência, a construção da paz e o papel que a arte exerce nesse processo. Para isso, partiremos da literatura base de estudos de paz, em especial, de Galtung (1985; 1996) e Lederach (2007). No segundo momento, apresentaremos como estudo de caso o trabalho do Interna-Só-Na-Mente, grupo que se propõe a discutir questões políticas e sociais polêmicas por meio da arte, tendo por inspiração o Teatro do Oprimido de Augusto Boal (2005).  Demonstramos como o grupo se constitui em metodologia ativa de ensino da prática educacional assim como agente de impacto reflexivo na comunidade acadêmica e externa abordando questões políticas e sociais para estimular debates e transformar a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
36
pdf 14
ePub 0
XML 2
HTML 1

Biografia do Autor

Mariana Pimenta Oliveira Baccarini, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente focada no estudo de Instituições e Organizações Internacionais; processos de mudança institucional; Estudos para a Paz (arte e política); e feminismo. Coordenadora do Grupo de Teatro Político Interna-só-na-mente e da Liga de Estudos para a Paz e Análise de Conflito (LEPAC), ambos projetos de extensão da UFPB. Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança e da Rede Latino-Americana MulheRis + MujeRis.

Misael Silva Goes de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a graduação, foi monitor da disciplina de Teoria Política Moderna e participou ativamente de projetos de extensão. Ingressou como membro e posteriormente assumiu o cargo de Diretor Geral do Grupo de Teatro Político Interna-Só-Na-Mente. Atuou, ainda, como um dos Consultores de Gestão de Pessoas na empresa júnior de Relações Internacionais da UFPB. Com interesse acadêmico voltado para as áreas de arte, política e Estudos para a Paz, seu Trabalho de Conclusão de Curso, debruçou-se sobre a cultura ballroom enquanto instrumento de construção da paz. Atualmente, dedica-se à continuidade de suas pesquisas, com foco na relação entre a arte e o campo de Estudos para a Paz.

Mirna Neves Lomanto, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a graduação, participou ativamente de grupos de extensão, como clube de leitura, cineclubes e observatório de internacionalização. Também foi monitora de Teoria Política Moderna e de Teoria das Relações Internacionais. Realizou estudos sobre fome e mudança institucional na Palestina. Ao final do curso, direcionou sua pesquisa para o materialismo histórico-dialético e a história econômica do Brasil. Atualmente, trabalha em um projeto executado por movimentos sociais em parceria com o Ministério da Educação, focando na educação de jovens e adultos nas periferias.

Publicado

2026-02-02

Como Citar

Pimenta Oliveira Baccarini, M., Goes de Souza, M. S., & Lomanto, M. N. (2026). Construindo a paz por meio da arte: grupo de teatro político Interna-Só-Na-Mente. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 7(13), 103–122. https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21080