Comunicação e educação para a paz: um olhar sobre a violência cultural e seus efeitos socioemocionais junto a universitários de comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21077

Palavras-chave:

Comunicação para a Paz, Violência Cultural, Jovens universitários, Desigualdade social, Relações Públicas

Resumo

Nas últimas décadas organismos internacionais como UNESCO, ONU e OMS têm destacado a crescente preocupação com os impactos da violência na saúde mental dos jovens. No Brasil, os impactos foram agravados devido à polarização política, insegurança econômica, desigualdade social e o ódio digital. Este artigo colabora para entender alguns dos impactos socioemocionais entre universitários dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Foi realizada uma pesquisa em três etapas: revisão de literatura, aplicação de questionário online e uma roda de conversa. Os resultados apontaram a existência de uma diversidade de violência que requer atenção especial, tanto dos docentes como das famílias dos jovens. Também revelaram a necessidade de criação de estratégias educacionais que integrem a Comunicação para a Paz como ferramenta para fortalecer a resiliência socioemocional e o engajamento social dos jovens. Conclui-se que o investimento na cultura de paz e no apoio integral dos estudantes universitários é fundamental para promover uma sociedade mais equitativa e esperançosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
47
pdf 7
ePub 0
XML 0
HTML 1

Biografia do Autor

Maria Aparecida Ferrari, Universidade de São Paulo

Professora Associada II, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professora pesquisadora nos programas de pós-graduação e graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e em programas de pós-graduação de várias universidades latino-americanas. Membro fundadora da ABRAPCORP - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Coordenadora da pesquisa EVAPROP - “Avaliação de Processos de Gestão Pública em Pandemias e Participação Cidadã” no Brasil. Coordenadora do GT5 – Comunicação Intercultural e Interseccionalidades e Coordenadora do Colóquio Acadêmico Abrapcorp. Autora de livros sobre Relações Públicas publicados no Brasil, Peru, Argentina e Estados Unidos.

Bárbara Tomiatti Giancola, Universitat Jaume I

Doutoranda em Estudos Internacionais em Paz, Conflitos e Desenvolvimento na Universidade Jaume I, Espanha. Pós-graduada em Psicologia Transpessoal pela Universidade Internacional da Paz (Unipaz). Mestre em Comunicação com Fins Sociais pela Universidade de Valladolid, Espanha. Licenciada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Pesquisadora em Educação e Comunicação para a Paz na Universidade Jaume I - Cátedra UNESCO na Espanha e pesquisadora na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP) no Brasil.

Publicado

2026-02-02

Como Citar

Ferrari, M. A., & Tomiatti Giancola, B. (2026). Comunicação e educação para a paz: um olhar sobre a violência cultural e seus efeitos socioemocionais junto a universitários de comunicação. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 7(13), 18–37. https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21077