Comunicação e educação para a paz: um olhar sobre a violência cultural e seus efeitos socioemocionais junto a universitários de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21077Palavras-chave:
Comunicação para a Paz, Violência Cultural, Jovens universitários, Desigualdade social, Relações PúblicasResumo
Nas últimas décadas organismos internacionais como UNESCO, ONU e OMS têm destacado a crescente preocupação com os impactos da violência na saúde mental dos jovens. No Brasil, os impactos foram agravados devido à polarização política, insegurança econômica, desigualdade social e o ódio digital. Este artigo colabora para entender alguns dos impactos socioemocionais entre universitários dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Foi realizada uma pesquisa em três etapas: revisão de literatura, aplicação de questionário online e uma roda de conversa. Os resultados apontaram a existência de uma diversidade de violência que requer atenção especial, tanto dos docentes como das famílias dos jovens. Também revelaram a necessidade de criação de estratégias educacionais que integrem a Comunicação para a Paz como ferramenta para fortalecer a resiliência socioemocional e o engajamento social dos jovens. Conclui-se que o investimento na cultura de paz e no apoio integral dos estudantes universitários é fundamental para promover uma sociedade mais equitativa e esperançosa.
Downloads
47
ePub 0
XML 0
HTML 1
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.