Água e saneamento como direito humano: do global ao local.
Cenários diante das mudanças climáticas no centro do México
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20594Palavras-chave:
Direito Humano à Água e ao Saneamento (HRWSS), perspectiva de gênero, gestão adaptativa da água, impacto das mudanças climáticas, socioecossistemas complexos, conflitos socioambientaisResumo
O cumprimento dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (DHAS) e do ODS 6 (acesso à água potável e ao saneamento) estipulado na Agenda 2030 está ameaçado na zona metropolitana de Cuernavaca, Morelos, devido às alterações climáticas, com temperaturas mais elevadas e secas mais prolongadas. Representa um desafio característico de um socioecossistema complexo no Sul Global. O artigo propõe vincular o ODS 6 com a igualdade de género (ODS 5), as alterações climáticas (ODS 13) e a gestão sustentável dos ecossistemas (ODS 15). Destacando a importância da “Floresta da Água” como fator-chave na recarga do aquífero do qual depende a região e o papel das mulheres como atores-chave na adaptação, prevenção, negociação de conflitos e gestão da paz. Por meio de diagnósticos, mapeamentos de atores, entrevistas e análises de redes, revela-se uma centralização, escassa integração de atores sociais e grave deterioração ecossistêmica. É crucial a cooperação entre mulheres, sociedade organizada, académicos, empresários e governo para gerar políticas públicas sustentáveis.
Downloads
18
ePub (Español (España)) 0
XML (Español (España)) 0
HTML (Español (España)) 1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.