Colonialidade militarizada: a crise em terra indígena Yanomami como processo histórico de uma violenta construção de Estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20428

Palavras-chave:

Colonialidade, militarização, formação de Estado, Yanomami

Resumo

O artigo observa o aumento da violência contra indígenas como prática estimulada por uma colonialidade militarizada historicamente identificada no Estado brasileiro. Em particular, examina-se a crise — sanitária, socioambiental, cívica e etnológica — em Terra Indígena Yanomami (TIY). Conceitualmente, interpretamos Colonialidade operacionalizada por Aníbal Quijano e Walter Mignolo. Ao contextualizar o fenômeno colonial, recapitulamos marcantes intervenções territoriais em TIY, protagonizadas pelo Estado brasileiro durante o regime civil-militar imposto em 1964. Elencando aspectos e moções de uma colonialidade estatal engendrada ao processo de militarização de instituições brasileiras acentuadas a partir de 2019, observamos que a violência é vigente e intrínseca à formação do próprio Estado brasileiro. O estudo segue uma abordagem qualitativa, propondo três eixos para dimensionar violência, identificadas em jurídica, institucional e discursiva. Por fim, o estudo assume o compromisso humanitário do saber social científico e a pertinência de se aplicar os Estudos sobre Paz e Conflito (EPC) aos povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
440
PDF 145
HTML 48
XML 9
EPUB 58

Biografia do Autor

Nathalia Williany Lopes de Sousa, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisas abordam territórios transfronteiriços da Amazônia, direitos indígenas, soberania alimentar, atuação das forças armadas e antropologia da guerra.

Marcos Alan Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisador Produtividade do CNPq. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB). Coordenador da LEPAC (Liga Acadêmica de Estudos para Paz e Análise de Conflitos), UFPB.

Publicado

2025-07-15

Como Citar

Lopes de Sousa, N. W., & Ferreira, M. A. (2025). Colonialidade militarizada: a crise em terra indígena Yanomami como processo histórico de uma violenta construção de Estado. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 6(12), 42–57. https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20428

Edição

Seção

Artículos de investigación