Colonialidade militarizada: a crise em terra indígena Yanomami como processo histórico de uma violenta construção de Estado
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20428Palavras-chave:
Colonialidade, militarização, formação de Estado, YanomamiResumo
O artigo observa o aumento da violência contra indígenas como prática estimulada por uma colonialidade militarizada historicamente identificada no Estado brasileiro. Em particular, examina-se a crise — sanitária, socioambiental, cívica e etnológica — em Terra Indígena Yanomami (TIY). Conceitualmente, interpretamos Colonialidade operacionalizada por Aníbal Quijano e Walter Mignolo. Ao contextualizar o fenômeno colonial, recapitulamos marcantes intervenções territoriais em TIY, protagonizadas pelo Estado brasileiro durante o regime civil-militar imposto em 1964. Elencando aspectos e moções de uma colonialidade estatal engendrada ao processo de militarização de instituições brasileiras acentuadas a partir de 2019, observamos que a violência é vigente e intrínseca à formação do próprio Estado brasileiro. O estudo segue uma abordagem qualitativa, propondo três eixos para dimensionar violência, identificadas em jurídica, institucional e discursiva. Por fim, o estudo assume o compromisso humanitário do saber social científico e a pertinência de se aplicar os Estudos sobre Paz e Conflito (EPC) aos povos indígenas.
Downloads
440
HTML 48
XML 9
EPUB 58
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.