Caracterização da participação cidadã nas consultas populares vinculadas aos processos de paz na Guatemala e na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.5377/rlpc.v6i12.20331Palavras-chave:
Conflito, eleições, pazResumo
Este artigo analisa a configuração dos resultados das consultas populares realizadas para a aprovação de acordos de paz na Guatemala em 1999 e na Colômbia em 2016, em ambos os casos os cidadãos optaram pelas alternativas “não” contra os acordos e reformas derivadas da processos de paz. A abordagem metodológica consiste em uma análise comparativa de estudos de caso, onde são investigadas as variáveis institucionais e situacionais que influenciaram o resultado da votação. A análise dos dois processos permitiu estabelecer semelhanças e diferenças onde foram investigadas explicações teóricas como o voto de segunda ordem, a proximidade territorial do conflito e os atores com poder de veto que conseguiram delimitar os resultados.
Downloads
377
HTML (Español (España)) 44
XML (Español (España)) 15
EPUB (Español (España)) 69
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Estudos de Paz e Conflitos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista é publicado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0). Esta licença permite a terceiros compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial), desde que seja reconhecida a autoria e a primeira publicação nesta revista (Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, Universidad Nacional Autónoma de Honduras - Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz, DOI da obra), seja fornecido um link para a licença e seja indicado se foram feitas alterações no original. Os termos da licença estão disponíveis on-line em http://creativecommons.org.