Periferias na pandemia: um olhar a partir da (in)segurança humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i10.17554

Palavras-chave:

Pandemia de Covid-19, segurança humana, periferias brasileiras

Resumo

Este trabalho analisa a experiência de diferentes populações periféricas durante a pandemia de Covid-19 a partir de seus relatos. Nosso olhar parte de uma perspectiva crítica sobre a (in)segurança humana no Brasil que atinge de forma distinta grupos mais vulneráveis, reforçando problemas de dimensão estrutural que antecedem a pandemia. A partir da análise temática de 40 testemunhos, identificamos quais dimensões de (in)segurança humana são preponderantes e como se relacionam não apenas entre si, mas também com aspectos estruturais e históricos da sociedade brasileira. Os testemunhos analisados incluem textos, áudios e vídeos submetidos ao repositório do projeto Periferias na Pandemia, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro de Estudos em Conflito e Paz (NUPRI/USP) e a Fundação Perseu Abramo. Foram recebidos entre abril de 2022 e abril de 2023 a partir de localidades de 21 unidades federativas e tratam não apenas das experiências pessoais desses indivíduos, como também das respostas e ausências do Estado em suas comunidades, além de processos de mobilização social para responder aos desafios oriundos da pandemia. Nosso argumento é que uma visão periférica sobre a segurança humana no Brasil neste período pandêmico pode contribuir para se pensar medidas mais efetivas para a redução de danos em situações emergenciais – como epidemias ou catástrofes naturais - e para a formulação de agendas políticas mais alinhadas com a pluralidade das periferias brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
288
PDF 129
HTML 31
XML 18
EPUB 60

Biografia do Autor

Ana Maura Tomesani, Universidade de São Paulo

Doutora em Relações Internacionais (IRI-USP), pesquisadora do Centro de Estudos de Conflitos e Paz (CCP), integrado ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da USP, integrante do grupo de experts da Global Alliance Against Transnational Organized Crime e da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS). Atua como pesquisadora nas áreas de segurança pública, juventude e violência, acesso à justiça e cooperação internacional; mais recentemente, vem trabalhando os efeitos da pandemia de COVID-19 nas periferias brasileiras.

Roberta Holanda Maschietto, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio Mesquita Filho,

Pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), além de integrar o Centro de Estudos em Conflito e Paz (CCP-NUPRI) da Universidade de São Paulo. Seus áreas de interesse incluem: o debate sobre a consolidação da paz e sua promoção no mundo, em especial em Moçambique e Timor-Leste; a visão dos jovens no Brasil sobre violência, paz e poder; a educação para a paz;  os efeitos da pandemia de Covid-19 nas periferias brasileiras. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS).

Camila Macedo Braga, Universidade de São Paulo

Pesquisadora de pós-doutorado vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (USP).Dr. Braga atua como coordenadora do Centro de Estudos de Conflitos e Paz (CCP), integrado ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI) da USP; e é Global Fellow do Centro de Direitos Humanos e Estudos Humanitários (CHRHS) da Brown University, Providence, desde 2016. Entre 2019 e 2023, ela também foi Senior Fellow do Center for Advanced Latin American Studies (CALAS) da da Universidade da Costa Rica (UCR).

Joana Ricarte, Universidade de Coimbra

Professora e pesquisadora na Universidade de Coimbra, em Portugal, e pesquisadora do Centro de Estudos em Conflito e Paz (CCP-NUPRI) da Universidade de São Paulo, no Brasil. Os seus interesses de pesquisa incluem a relação entre identidades e conflitos, com foco no extremismo quotidiano, processos de paz prolongados e (in)segurança ontológica. Joana é autora do livro The Impact of Protracted Peace Processes on Identities in Conflict: the case of Israel and Palestine (2023), publicado em acesso aberto pela Palgrave Macmillan, e uma das pesquisadoras responsáveis do projeto As Margens do Estado na Pandemia: Experiências Periféricas de (in)Segurança Humana no Brasil.

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Tomesani, A. M. ., Maschietto, R. H. ., Braga, C. M. ., & Ricarte, J. . (2024). Periferias na pandemia: um olhar a partir da (in)segurança humana. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 5(10), 30–47. https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i10.17554

Edição

Seção

Artículos de investigación