O LUGAR Y EL MOMENTO DE LA DIVERSIDAD CULTURAL EN LA CURRÍCULA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v1i2.9837

Palabras clave:

Diversidad cultural, curriculum, inclusión, educación

Resumen

Este artigo, fundamentado em debates e diretrizes da diversidade cultural e desenvolvimento suscitados pela Agenda 2030, que a projeta transversal a todos os objetivos, sendo assumida pela UNESCO como de importância global, perspetivando-a como tão necessária ao desenvolvimento sustentável como a biodiversidade, procura problematizar a sua pertinência nos curricula, enquanto lugar integrante do conhecimento valioso. Partimos da convicção que a diversidade cultural é a realidade do diálogo para o desenvolvimento e afirmação do exercício dos direitos humanos. É um recurso natural de regeneração humana a emancipar criativamente o desenvolvimento da humanidade, constituindo-se num dos maiores desafíos para os curricula dos diferentes sistemas educativos do mundo. A partir de uma abordagem holística procuramos interpretar o lugar e o tempo da diversidade cultural no currículo. Espera-se que este artigo contribua para evidenciar a importância da diversidade cultural assumir vissibilidade nos curricula, uma forma autêntica para responder ao compromisso que a agenda 2030 representa para o desenvolvimento humano inclusivo, enquanto responsabilidade cidadã criativa partilhada e plural, a afirmar o desenvolvimento harmonioso da humanidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Resumen
419
PDF (Português (Brasil)) 427

Biografía del autor/a

Isabel Carvalho Viana, Universidade do Minho, Portugal

Professora Auxiliar do Instituto de Educação (IE) da UMinho, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).  Integra a equipa da UMinho – Assessoria Técnica ao Programa Ensino de Qualidade em Português na Guiné-Bissau (PEQPGB) e ao Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo (PARSE), coordenadopela FEC (Fundação Fé e Cooperação), nomeadamente nas questões da cidadania global, diversidade cultural e comunicação para o desenvolvimento, cultura de cidadania ativa, avaliação de guias de formação e elaboração de documentos.

Publicado

2020-06-26

Cómo citar

Carvalho Viana, I. (2020). O LUGAR Y EL MOMENTO DE LA DIVERSIDAD CULTURAL EN LA CURRÍCULA. Revista Latinoamericana Estudios De La Paz Y El Conflicto, 1(2), 111–123. https://doi.org/10.5377/rlpc.v1i2.9837

Número

Sección

Artículos de investigación