Construyendo paz a través del arte: grupo de teatro político Interna-Só-Na-Mente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21080

Palabras clave:

Construcción de paz, Teatro del Oprimido, Violencia estructural, Violencia simbólica, Grupo de Teatro Político que sólo existe internamente en la mente, arte

Resumen

El trabajo busca comprender la importancia del arte en la construcción de una paz positiva al promover la transformación de las condiciones estructurales que perpetúan formas culturalmente manifiestas de violencia en la sociedad. Para dilucidar e instrumentalizar los presupuestos teóricos, analizaremos los aportes del proyecto de extensión de la UFPB, el Grupo de Teatro Político Interna-Só-Na-Mente. Así, el estudio se desarrollará en dos etapas. En primer lugar, realizaremos una revisión teórica de la literatura para comprender las formas de violencia, la construcción de la paz y el papel que desempeña el arte en este proceso. Para ello, partiremos de la literatura fundamental sobre estudios de paz, en particular, Galtung (1985; 1996) y Lederach (2007). En un segundo momento, presentaremos como estudio de caso el trabajo de Interna-Só-Na-Mente, un grupo que propone discutir cuestiones políticas y sociales controvertidas a través del arte, inspirado en el Teatro del Oprimido de Augusto Boal (2005). Demostramos cómo el grupo constituye una metodología activa para la enseñanza de la práctica educativa, así como un agente de impacto reflexivo en la comunidad académica y externa, abordando cuestiones políticas y sociales para dinamizar debates y transformar la sociedad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Resumen
28
pdf (Português (Brasil)) 8
ePub (Português (Brasil)) 0
XML (Português (Brasil)) 2
HTML (Português (Brasil)) 1

Biografía del autor/a

Mariana Pimenta Oliveira Baccarini, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente focada no estudo de Instituições e Organizações Internacionais; processos de mudança institucional; Estudos para a Paz (arte e política); e feminismo. Coordenadora do Grupo de Teatro Político Interna-só-na-mente e da Liga de Estudos para a Paz e Análise de Conflito (LEPAC), ambos projetos de extensão da UFPB. Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança e da Rede Latino-Americana MulheRis + MujeRis.

Misael Silva Goes de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a graduação, foi monitor da disciplina de Teoria Política Moderna e participou ativamente de projetos de extensão. Ingressou como membro e posteriormente assumiu o cargo de Diretor Geral do Grupo de Teatro Político Interna-Só-Na-Mente. Atuou, ainda, como um dos Consultores de Gestão de Pessoas na empresa júnior de Relações Internacionais da UFPB. Com interesse acadêmico voltado para as áreas de arte, política e Estudos para a Paz, seu Trabalho de Conclusão de Curso, debruçou-se sobre a cultura ballroom enquanto instrumento de construção da paz. Atualmente, dedica-se à continuidade de suas pesquisas, com foco na relação entre a arte e o campo de Estudos para a Paz.

Mirna Neves Lomanto, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a graduação, participou ativamente de grupos de extensão, como clube de leitura, cineclubes e observatório de internacionalização. Também foi monitora de Teoria Política Moderna e de Teoria das Relações Internacionais. Realizou estudos sobre fome e mudança institucional na Palestina. Ao final do curso, direcionou sua pesquisa para o materialismo histórico-dialético e a história econômica do Brasil. Atualmente, trabalha em um projeto executado por movimentos sociais em parceria com o Ministério da Educação, focando na educação de jovens e adultos nas periferias.

Publicado

2026-02-02

Cómo citar

Pimenta Oliveira Baccarini, M., Goes de Souza, M. S., & Lomanto, M. N. (2026). Construyendo paz a través del arte: grupo de teatro político Interna-Só-Na-Mente. Revista Latinoamericana Estudios De La Paz Y El Conflicto, 7(13), 103–122. https://doi.org/10.5377/rlpc.v7i13.21080