Memórias do comum. Análise crítica do processo participativo de uma iniciativa comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16962

Palavras-chave:

Memórias, participação, reconstrução, narrativa, análise crítica, sociopraxis

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento do processo participativo de uma iniciativa comunitária, o Complejo Municipal SACUDE, localizado no bairro Municipal, na bacia de Casavalle, na periferia da cidade de Montevidéu, Uruguai. Para isso, recorreu-se à (re)construção das memórias da participação e sua análise crítica. Utilizou-se uma metodologia enquadrada na perspectiva sociopráxica, incorporando contribuições de diferentes correntes de pesquisa social crítica. A pesquisa foi dinamizada por um Grupo Motor, composto por moradoras, moradores e pessoal técnico da iniciativa.

Foram identificadas quatro etapas: A Ilha (1941-1970), Luzes nas sombras (1970-1990), Do elefante branco à formiga atômica (1990-2010) e Comunidade em movimento (2010-2021). Foram destacadas as formas que a participação assumiu em cada uma dessas etapas e foram gerados aprendizados úteis para enfrentar o futuro da iniciativa. As narrativas pessoais se entrelaçaram em uma coletiva, que resgatou as marcas das experiências compartilhadas, atribuindo-lhes novos significados para potencializar a ação coletiva. Conclui-se que, para construir conhecimento e propostas de atuação de forma participativa, é imprescindível construir participativamente o relato do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Resumo
359
PDF (Español (España)) 261
HTML (Español (España)) 36
XML (Español (España)) 16
EPUB (Español (España)) 61

Biografia do Autor

Mayda Burjel Verstraete , Universidad de Valladolid, España y Universidad de la República

Mayda Burjel Verstraete: Licenciada en Ciencias de la Comunicación (Universidad de la República, Uruguay), Magíster en Comunicación con Fines Sociales: Estrategias y Campañas (Universidad de Valladolid, España) y doctoranda en Investigación Transdisciplinar en Educación (Universidad de Valladolid). Becaria doctoral de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación de Uruguay (ANII) e integrante del Laboratorio Transdisciplinario en Etnografía Experimental de la Facultad de Información y Comunicación (UdelaR).

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Burjel Verstraete , M. (2023). Memórias do comum. Análise crítica do processo participativo de uma iniciativa comunitária. Revista Latino-Americana De Estudos De Paz E Conflitos, 5(9), 57–71. https://doi.org/10.5377/rlpc.v5i9.16962

Edição

Seção

Artículos de investigación